O caminho para oferecer um Atendimento ao Cliente Online eficiente

Atendimento ao Cliente Online

Trabalhar em casa pela internet para ter uma melhor qualidade de vida e liberdade de fazer seu próprio horário é uma meta que muitos querem alcançar. Alguns já se deram conta de que o trabalho como Assistente Virtual é o melhor caminho para conquistar este objetivo. O que poucos parecem saber é que uma das atividades que tem muita procura por profissionais no ambiente digital é o Atendimento ao cliente ou Customer Service (como nós aqui na MV Serviços Virtuais gostamos de chamar).

Hoje vou compartilhar algumas dicas sobre como ingressar na carreira de Atendimento ao cliente Online e oferecer um serviço de qualidade. Antes disso, gostaria de falar para os que ainda não sabem o que é e o que faz um(a) Assistente Virtual que publicamos recentemente o artigo Benefícios de contratar um Assistente Virtual, fica aí uma sugestão de leitura. Voltando para as dicas... Trago informações para quem deseja saber quais são as habilidades e ferramentas, principais canais de comunicação, onde encontrar clientes e como cobrar. Vamos lá?

Habilidades e Ferramentas


Antes de decidir qual agência ou profissional será responsável pelo relacionamento com seus clientes, as empresas levam em consideração o custo e o benefício que aquela escolha lhes trará. Então mesmo que esta seja uma área que tem muita necessidade de profissionais, ainda é necessário possuir certas qualificações para assumir a posição de agente de atendimento ao cliente. Vou enumerar e explicar brevemente algumas das principais habilidades requeridas:

1 - Afinidade com computador

Por se tratar de um trabalho 100% online e realizado através do computador e internet, não é difícil adivinhar que esta é nossa principal ferramenta de trabalho. Recentemente a MV Serviços Virtuais recebeu algumas aplicações para vagas de agente de atendimento ao cliente, foi verificado que grande parte das pessoas que desejavam trabalhar com atendimento ao cliente afirmou ter pouca ou nenhuma experiência com uso do computador.

2 - Domínio do Português

O atendimento e relacionamento com o cliente é essencial em qualquer empresa que deseja estabelecer um negócio sólido e duradouro, não é de estranhar que o contratante exija dos agentes um ótimo domínio do português (oral e escrita), pois a maneira como o atendente se expressa vai dizer muito sobre a empresa.


3 - Proatividade e Iniciativa

Um bom profissional não precisa ser mandado em todas as coisas. Um Assistente Virtual eficiente executa tarefas antes mesmo que seja pedido e pode até realizar atividades extras sem se preocupar se vai ser remunerado por elas ou não. Esteja engajado na causa da empresa para a qual você presta ou prestará o Serviço de Atendimento ao Cliente, experimente dar ideias e sugestões para melhoria da empresa. Não esqueça de agir com moderação e também de analisar se o contratante está aberto a sugestões.

4 - Paciência

Esteja preparado para ler ou ouvir pessoas reclamando todos os dias. Grande parte, talvez até maioria, das atividades Customer Service é resolver “broncas” de clientes insatisfeitos com algum produto ou serviço. Encontramos todos tipos de críticas que é possível imaginar. Em momento algum leve estas reclamações para o lado pessoal.

5 - Língua Estrangeira

Quem é fluente em uma segunda língua já sai na frente de muita gente e consegue as melhores oportunidades do mercado.

Além das habilidades, se você tem conhecimento das principais ferramentas utilizadas sua vantagem é bem maior em comparação com aqueles que não sabem por onde começar. A MV Serviços Virtuais é uma empresa de Assistência Virtual especializada em atendimento ao cliente para E-commerces, principalmente os que trabalham com o método dropshipping. Entre os vários serviços que oferecemos também temos um Curso de Assistente Virtual para Dropshipping para aqueles que desejam aprender na prática as habilidades e ferramentas necessárias para executar o trabalho com excelência.

Por falar em ferramentas, vamos conhecer algumas delas?

Shopify
Esta plataforma para E-commerces oferece muita praticidade e uma grande variedade de recursos para lojas Online. É uma ferramenta muito utilizada para administrar lojas dropshipping. Através do Shopify o agente de atendimento ao cliente consegue visualizar todos os dados da compra realizada, inclusive endereço e status de entrega e código de rastreamento da encomenda.

Woocommerce
Alguns empreendimentos optam por esta plataforma de E-commerce que é um plugin do WordPress. Embora ela não tenha tantos recursos nem seja tão prática de se trabalhar quanto o Shopify, a vantagem para alguns é o custo (bem menor se comparado ao shopify) e também a facilidade de se trabalhar com múltiplas lojas.

Zendesk
É um ótimo software para organizar a caixa de entrada de e-mails das lojas que têm uma grande demanda de mensagens todos os dias. O Zendesk possui inúmeros recursos e integrações com outras plataformas o que também possibilita o gerenciamento de mensagens das redes sociais.




Canais de comunicação
Se com a leitura deste artigo você decidiu que vai começar a trabalhar com atendimento ao cliente, você precisa saber que o atendimento ao cliente online na maioria das vezes é por e-mail, mas podem surgir também oportunidades para atuar com atendimento ao vivo como chat, ou até mesmo por skype e redes sociais.

Onde encontrar
Você já ouviu falar em freelancer? Sabia que existem muitos sites de freelancer com várias vagas para Assistentes Virtuais? A maioria dos clientes da MV Serviços Virtuais foram encontrados em sites de freelancer.

Como cobrar
Grande parte dos contratantes preferem pagar por hora trabalhada e para contabilizar o tempo e supervisionar o trabalho faz-se necessário o uso de algum aplicativo específico para este fim. Nós utilizamos e gostamos muito do Hubstaff. Além de contar o tempo, ele captura prints de tela e atividade do mouse e do teclado.

Antes de decidir o valor cobrado pela hora é preciso levar em consideração seus custos fixos como energia e internet para evitar fazer um acordo que não compense. Por outro lado, para atrair o cliente talvez seja necessário cobrar um pouco menos do que deseja ou espera ganhar se você ainda não tem experiência. É essencial se manter dentro do valor do mercado ou um pouco inferior e ir aumentando gradativamente à medida que vai ganhando experiência e vai se tornando especialista na área.

Aos nossos alunos do curso Assistente Virtual para Dropshipping e às pessoas que contratam nossos serviços de consultoria damos todo suporte e os detalhes de como proceder para encontrar clientes e decidir o valor a ser cobrado.

Escrito por: Elizabeth Ranny


2 comentários:

  1. Muito boa a explicação e apresentação do empreendimento MV serviços virtuais.

    ResponderExcluir
  2. Remote Desktop Connection for IT Professionals

    It doesn't matter where your staff is! GoMyid, which offers high connection service even at the lowest connections,
    also contains extensive content for IT personnel.
    It is a very powerful product with remote desktop connection, file transfer, web, usb and app security, inventory management.
    It can be used completely free of charge as long as it is not used commercially in order to meet the needs of home users.
    https://www.gomyid.com/

    ResponderExcluir