O que fazer se sua encomenda internacional for taxada pelo despacho postal

despacho postal

Com o fechamentos das lojas físicas devido a pandemia de COVID-19 o consumidor que optava por essa modalidade, teve que se adaptar e experimentar o e-commerce nos últimos meses.

Muitos, ao experimentar essa “nova” forma de compra, perceberam as inúmeras vantagens acrescidas, como o preço deveras competitivo e em muitos casos mais acessível, e as infinitas opções e variedades de produtos - que em alguns casos não existem nas lojas tradicionais.

E, se você é um consumidor da geração y ou simplesmente é um usuário habituado com a internet já deve saber, as opções internacionais tem se mostrado (e não é de hoje) excelente alternativas e até escolhas principais para o público brasileiro, já que o processo se tornou descomplicado para o consumidor.

No entanto, nem tudo são flores quando se trata de compras internacionais e alguns contratempos podem surgir. Mas calma, há solução para cada um deles.

Poderíamos listar aqui dicas sobre a melhor forma de pagar (e como adquirir cartões virtuais), cuidado com custos ocultos (para averiguar melhor seu site de escolha), taxas de câmbio, como verificar o nível de satisfação e segurança e etc (sinalize nos comentários caso você queira ler sobre esses assuntos no nosso blog), mas aqui vamos nos concentrar em o que fazer no caso de sua encomenda internacional ser taxada pelo despacho postal.

A seguir nós vamos te mostrar os passos que você deve seguir para receber sua encomenda em casa sem atrasos.

Passo 1: Acessar o site dos Correios - Seção de Rastreamentos



Nessa página, você irá inserir seu código de rastreamento, que deve conter 8 dígitos, iniciados e terminados por 2 letras. Na página seguinte, você deve procurar o link clicável na opção Pagar ou Minhas Importações, que irá direcioná-lo para uma página de autenticação, onde será necessário criar uma conta (caso ainda não tenha uma).


Passo 2: Cadastrar-se no IdCorreios




Para poder gerar seu boleto da taxa, você deve criar uma conta no IdCorreios em simples passos. Como apresentado na imagem, você irá selecionar pessoa física (ou jurídica, se for o caso) e clicar em prosseguir para preencher seus dados pessoais. Após inserir suas informações, você criará um ID de acesso e senha para acessar o sistema. Antes de efetuar seu login no IdCorreios, você receberá um e-mail para confirmação de cadastro.


3º Passo - Gerar o Boleto



Retornando à página de rastreamento de Correios, você irá novamente clicar em Minhas Importações ou Pagar Boleto, a qual irá direcioná-lo para uma nova página (imagem acima). Chegando aqui, você precisará mais uma vez do código de rastreio de 8 dígitos. Posterior a isso, você deve encontrar sua encomenda na tela através do código de rastreio e clicar no símbolo de cifrão: $ (ou símbolo de dinheiro). Na tela seguinte, confirmar sua concordância e selecionar a forma de pagamento (boleto ou cartão de crédito).

Após realizar todo esse procedimento, você já deve estar de posse de seu boleto para finalizar o pagamento.

Pode parecer complicado, mas não é.

No vídeo abaixo, você confere um resumo do que instruímos aqui no artigo.



Se restar alguma dúvida, é só deixar nos comentários. Ficaremos felizes em ajudar.  


Um comentário:

  1. Obrigado pelas dicas. Muito útil se quisermos receber um pacote em casa sem demora e saber a localização do envio em tempo real.

    ResponderExcluir