No dia 16 de fevereiro tive a oportunidade de participar como ouvinte de uma roda de discussão promovida pelo Ensina Mais Turma da Mônica - Piedade. O tema, “A influência das Emoções na Aprendizagem”, teve tudo a ver comigo que sou professora de Inglês de crianças e tenho 3 filhos pequenos e que também, juntamente com alguns membros da equipe da MV Serviços Virtuais, desenvolvo o Projeto Empreender que consiste em visitar escolas de Recife e Região Metropolitana para compartilhar informações sobre Empreendedorismo Digital.
Fiquei tão encantada com toda informação que nos foi passada que, o que a princípio seria um stories no Instagram, no decorrer da palestra pensei em estender para o feed e ao término eu estava decidida que seria um ótimo artigo para nosso blog.
Vitória Cabral conduziu muito bem o debate que contou com a participação das professoras Bruna Luedrija, do Colégio Paraíso do Saber, Cinara Siqueira, da Academia Cristã de Boa Viagem e Colégio Madre de Deus e do professor Gabriel Santana, do Colégio Integral.
A primeira a expor suas ideias a respeito do tema foi a professora Bruna que é psicopedagoga e coordenadora. De forma clara e direta, explicou como crianças pequenas apresentam dificuldades para controlar suas emoções e a necessidade de os professores serem compreensivos e trabalharem para minimizar os sentimentos negativos das crianças, pois eles prejudicam a aprendizagem. Por outro lado crianças pequenas estão mais abertas às novidades enquanto os adolescentes geralmente têm dificuldades de aceitar o novo.
A professora Bruna também chamou atenção para um fato preocupante que é a grande cobrança que existe hoje em dia por parte de pais de crianças pequenas para que elas se desenvolvam muito rápido e alcance etapas que ainda não são da idade, quando o ideal é esperar que elas alcancem naturalmente.
Em seguida foi a vez da Cinara, professora de português, literatura e produção textual. Com muita segurança falou da importância de os pais ensinarem aos filhos a terem uma estabilidade emocional e também agirem com tranquilidade quando estão realizando as avaliações, não só as escolares mas também em testes como o ENEM. Ela também apresentou o lado negativo de pular a série de uma criança por ser mais desenvolvida que os outros colegas de classe, pois ela observou que ações como estas podem criar um jovem mais ansioso no futuro.
O terceiro a apresentar suas experiências foi o professor de literatura e produção textual, Gabriel Santana, que lembrou-nos da questão de que o texto não está presente apenas nas aulas de literatura e redação, mas também em todas as outras disciplinas escolares. O aluno se depara com textos diversos e seu dia-a-dia na escola. O professor Gabriel afirmou também que a nova geração tem muito acesso a informações devido à tecnologia, no entanto, muitas vezes, apenas de forma superficial e tem se tornado cada vez mais difícil os jovens prenderem-se à leitura de textos mais longos. Outro ponto que ele mencionou e que para alguns é visto como positivo é que hoje os alunos têm mais liberdade de expressar o que pensam.
Os pais também tiveram oportunidade de fazer perguntas e expressar suas opiniões a respeito do tema. Foi uma tarde de grande aprendizado e troca de ideias.
Sobre o Ensina Mais Turma da Mônica - Piedade
A unidade do Ensina Mais Turma da Mônica - Piedade está localizada na Avenida Bernardo Vieira de Melo, 209 - Piedade (The Garden Open Mall). Trata-se de um programa Educacional que oferece apoio pedagógico com aulas de Português, Matemática e Robótica para crianças e adolescentes entre 6 e 14 anos de idade.
Em uma conversa que tivemos com Heloina Paiva, Coordenadora Educacional da unidade, foi-nos explicado que estes programas têm o objetivo de potencializar o aprendizado das crianças. “Abarcamos uma metodologia de ensino que é chamada Ensino Híbrido, que é o ensino no qual é possível criar dois universos, um on-line e outro off-line. O off-line seria o processo natural de educação onde há interação entre professor e aluno. Já na parte on-line é trabalhada a autonomia estudantil, onde o próprio aluno gerencia seu processo educacional estudando e fazendo tarefas on-line”, explica Heloína.
São muitas as vantagens de se escolher a Ensina Mais como opção de apoio pedagógico e não conseguimos explicar neste artigo todos os benefícios. No entanto o fato de saber que existe um portal on-line no qual o pai pode acessar para acompanhar à distância o desenvolvimento do filho faz-nos acreditar que este é um sistema de aprendizado inovador e que busca oferecer um ensino personalizado.
![]() |
| Foto retirada na palestra de 16/2 |


Nenhum comentário:
Postar um comentário